sexta-feira, 2 de novembro de 2012

gnv não carboniza, e suja menos o oleo, e dura mais...

olhem que interessante achei no site da petrobras...
É verdade que o motor do carro dura menos se utilizarmos o GNV como combustível em vez da gasolina?
  • A durabilidade do motor que usa GNV como combustível é maior do que aquele que usa combustível líquido. Essa conclusão é baseada em algumas justificativas técnicas:
    1. A durabilidade do motor depende de sua lubrificação, o qual é realizado através de óleos lubrificantes, pois no tempo de explosão do motor o combustível (seja qual for) queima por completo (situação ideal), não molhando nem ressecando nada.
    2. No caso do combustível líquido, ele é lançado na câmara de combustão pulverizado pelos bicos injetores (ou carburador). Ou seja, nesse processo, as moléculas de oxigênio não são combinadas, totalmente, com as moléculas do combustível (em forma pequenas gotículas), gerando portanto, uma combustão incompleta. Como conseqüência, a carbonização do motor, com a formação de depósitos de resíduos (carvão) não queimados dentro da câmara de combustão, é mais intensa nas paredes do cilindro. Essas partículas, por conterem carbono, são duras e abrasivas. Quando arrastadas pelos anéis iniciam um processo de desgaste do motor logo na parede do cilindro, prosseguindo quando se mistura com o lubrificante, tornando-o também um tanto abrasivo. Imagine a cada vez que um pistão desce arrastar um pouco desse particulado e jogar no óleo. O motivo de o óleo ficar escuro, portanto menos lubrificante.
    3. No caso do GNV, o combustível entra na câmara de combustão no estado gasoso facilitando a combinação com o oxigênio. Com isso, não há, praticamente, carbonização do motor. Tal fato é explicado, pois não há o atrito de partículas de combustíveis entre anéis e cilindro, além de manter o óleo melhor lubrificante.

vectra, o tanque de guerra.......

eu particularmente adoro, sou apaixonado pelo chevrolet vectra, principalmente o de ano 2002 a 2004. adorei esse video, dis bastante coisa s...