para se comparar um comando de valvulas a outro,deve se medir ambos com a mesma norma de medição,que é a folga usada para se obter a graduação,alguns fabricantes medem de uma forma,enquanto outros medem de outra forma,dando uma visão bem diferente de graus um ao outro.
um comando medido com menos folga na hora de zerar o disco de grau,sempre dara mais graus, porem essa folga se for maior lhe dara menos graus, isso pode lhe dar uma confuzão na hora de medir ou referir-se a um comando,pois sempre quanto for menor o levante da folga mais graus terão, porem esse graus medidos por exemplo a partir de 0,10 mm de levante são diferentes de graus medidos a partir de 1 mm de levante,pois no caso dos 1 mm a contagem da graduação se a partir do momento que a valvula abre-se 1 mm do encosto da sede,esse grau no caso tem mais fluxo doque o grau medido com a folga de levante de 0,10 mm.
muitas empresas fabricantes de carros esportivos e de corrida não informan a graduação nem quaisquer medida de seus comandos taxa de compreção etc... tudo pela competitividade, pois a muitos que digam"" nada se cria tudo se copia"" e assim vai,enquanto vc leva muito tempo para se encontrar a graduação exata de um comando para tal cc e preparação, vc passando essas especificaçoes a esmo torna seu trabalho vulneravel e esposto a todos,por isso preferimos deixar nossas graduaçoes de nossas receitas em segredo.
exemplos comandos de gol:
Dados sobre os comandos originais da linha AP VW 8V, quem tiver mais algum dado sobre os comandos favor postar também.
vamos lá
ZBA.109.101 (Original) - 258 graus com folga de funcionamento e 218 graus com 0,05" nos dois cames.
049.109.101.H (049H) - 258 graus com folga de funcionamento e 218 graus com 0,05" nos dois cames. O ângulo entre pontas deste comando é um pouco maior, diminuindo o overlap das válvulas e produzindo uma curva de torque mais plana. Isto deixa o motor mais elástico e com mais torque em baixas rotações. O "H" não significa que ele é para tucho hidraulico como muitos pensam, é para mecanico mesmo.
049.109.101.G (049G) - tem 266 graus com folga de funcionamento e 232 graus com 0,05" no came de admissão e 238 graus no came de escapamento. O lift é de 9,8mm na adm e 10,8 no escapamento.
049.109.101 (049 do Gol GT) tem ambos os ressaltos iguais ao ressalto de admissão do 049.109.101.G (049G)
053.109.101.1 (053.1), 053.109.101.2 (053.2), 053.109.101.3 (053.3) possuem de 2 a 4 graus a mais que os 049.109.101.G (049G) mas têm o ângulo entre pontas um pouco menor(maior overlap)deixando a curva de torque menor plana e boa para câmbio curto. De 2 a 4 graus pois o desvio padrão da VW é de +- 2 graus nos ressaltos. O comando 53.3 é o mais preciso enquanto o 53.2 é o que apresenta maiores desvios.
Alguns comandos 266 são mais bravos que alguns 272 pois enquanto esses 266 têm 238 graus a 0,05" os 272 tê 226 graus a 0,05" o que dá um melhor fluxo.
027.109.101.2 (027.7) - é um comando semelhante ao 049G mas a chaveta é atrasada 2 graus o que faz perder um pouco de giro pois o comando fica adiantado 4 graus em relação ao virabrequim.
sendo assim um comando só pode ser comparado a outro comando se for usada a mesma forma de medição nos dois comandos.
giro forte°
48 84311056
48 96437852
hugo.m.c2@hotmail.com
um comando medido com menos folga na hora de zerar o disco de grau,sempre dara mais graus, porem essa folga se for maior lhe dara menos graus, isso pode lhe dar uma confuzão na hora de medir ou referir-se a um comando,pois sempre quanto for menor o levante da folga mais graus terão, porem esse graus medidos por exemplo a partir de 0,10 mm de levante são diferentes de graus medidos a partir de 1 mm de levante,pois no caso dos 1 mm a contagem da graduação se a partir do momento que a valvula abre-se 1 mm do encosto da sede,esse grau no caso tem mais fluxo doque o grau medido com a folga de levante de 0,10 mm.
muitas empresas fabricantes de carros esportivos e de corrida não informan a graduação nem quaisquer medida de seus comandos taxa de compreção etc... tudo pela competitividade, pois a muitos que digam"" nada se cria tudo se copia"" e assim vai,enquanto vc leva muito tempo para se encontrar a graduação exata de um comando para tal cc e preparação, vc passando essas especificaçoes a esmo torna seu trabalho vulneravel e esposto a todos,por isso preferimos deixar nossas graduaçoes de nossas receitas em segredo.
exemplos comandos de gol:
Dados sobre os comandos originais da linha AP VW 8V, quem tiver mais algum dado sobre os comandos favor postar também.
vamos lá
ZBA.109.101 (Original) - 258 graus com folga de funcionamento e 218 graus com 0,05" nos dois cames.
049.109.101.H (049H) - 258 graus com folga de funcionamento e 218 graus com 0,05" nos dois cames. O ângulo entre pontas deste comando é um pouco maior, diminuindo o overlap das válvulas e produzindo uma curva de torque mais plana. Isto deixa o motor mais elástico e com mais torque em baixas rotações. O "H" não significa que ele é para tucho hidraulico como muitos pensam, é para mecanico mesmo.
049.109.101.G (049G) - tem 266 graus com folga de funcionamento e 232 graus com 0,05" no came de admissão e 238 graus no came de escapamento. O lift é de 9,8mm na adm e 10,8 no escapamento.
049.109.101 (049 do Gol GT) tem ambos os ressaltos iguais ao ressalto de admissão do 049.109.101.G (049G)
053.109.101.1 (053.1), 053.109.101.2 (053.2), 053.109.101.3 (053.3) possuem de 2 a 4 graus a mais que os 049.109.101.G (049G) mas têm o ângulo entre pontas um pouco menor(maior overlap)deixando a curva de torque menor plana e boa para câmbio curto. De 2 a 4 graus pois o desvio padrão da VW é de +- 2 graus nos ressaltos. O comando 53.3 é o mais preciso enquanto o 53.2 é o que apresenta maiores desvios.
Alguns comandos 266 são mais bravos que alguns 272 pois enquanto esses 266 têm 238 graus a 0,05" os 272 tê 226 graus a 0,05" o que dá um melhor fluxo.
027.109.101.2 (027.7) - é um comando semelhante ao 049G mas a chaveta é atrasada 2 graus o que faz perder um pouco de giro pois o comando fica adiantado 4 graus em relação ao virabrequim.
sendo assim um comando só pode ser comparado a outro comando se for usada a mesma forma de medição nos dois comandos.
giro forte°
48 84311056
48 96437852
hugo.m.c2@hotmail.com
qual a diferenca de medida entre o comando origial e o 296
ResponderExcluirUma consulta básica: Tenho uma hornet 600 e gostaria de dar um upgrade no motor vocês teriam algum comando para ela? Estou pensando extrair uns 40 cv a mais ! Tem algum? Quanto custa?
ResponderExcluirOi, primeiro, agradeço-lhe a publicação, pareceu-me veraz. Pretendo obter um comando na pegada do 049g,pois estou modificando o meu ap que já veio com o 049g. Instalei pistões 84mm pretendo instalar um cabeçote 2.0 com válvulas de admissão 40mm, Já tenho adaptado um carburador dfv446 que funcionou muito bem, por isso pretendo instalar um comando que dê mais força em rotação mais alta, sem, no entanto, perder força significativa nas baixas rotações.
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